Canhão Podcast: vereador Siderlane diz que oposição a JHC “não se cria” na Câmara de Maceió

Parlamentar revela motivos para o embate com Brivaldo Marques, manda recado direto a Galba Netto, e se autoproclama maior liderança política da história do Benedito Bentes

Imagem principal notícia

O episódio #119 do Canhão Podcast trouxe à tona um debate intenso ao receber o vereador de Maceió, Siderlane Mendonça, nesta segunda-feira (28). Reeleito com expressivos 7.367 votos — um aumento de quase 3.000 votos em relação à eleição anterior —, Mendonça expressou otimismo ao sinalizar que sua trajetória poderá fortalecer uma futura candidatura a deputado estadual em 2026.


Em seu terceiro mandato, Siderlane destacou que sua base eleitoral tem sido consolidada sem práticas de compra de votos, atribuindo sua reeleição ao trabalho constante nas comunidades que representa. “Sou o vereador de Maceió com o maior número de projetos voltados ao atendimento das necessidades da população,” afirmou.


Um dos momentos mais polêmicos da entrevista ocorreu no quadro Top Secrets, quando Siderlane relatou atritos passados com assessores do vereador Brivaldo Marques. Ele revelou que, apesar de um acordo de pacificação firmado em 2020, Brivaldo teria acionado seus assessores para movê-lo a uma série de ações judiciais, incluindo uma acusação de uso indevido de marca nas redes sociais. Siderlane afirmou que, mesmo diante das tentativas de torná-lo inelegível, manteve-se inabalável e saiu ileso.


Agora, o parlamentar declarou que pretende contra-atacar, iniciando com uma denúncia administrativa e espera uma posição do vereador Galba Netto — presidente da mesa diretora — sobre supostos desvios, segundo ele (Siderlane Mendonça), no uso da Verba Indenizatória de Atividade Parlamentar (VIAP) da Câmara Municipal de Maceió.


Outro ponto abordado na entrevista foi a chegada dos vereadores recém-eleitos em 2025. Segundo ele, embora o assunto ainda não esteja no centro das discussões, nenhum nome de oposição ao prefeito de Maceió deve ganhar força na Câmara. Siderlane enfatizou: “Se vier quente, vai encontrar uma bancada fervendo. Estamos preparados para continuar defendendo o bom trabalho e ações para os maceioenses”.


Ainda no episódio, Siderlane comentou sobre os bastidores da corrida para a presidência da Mesa Diretora da Câmara. O vereador criticou a recente exposição do nome de Marcelo Palmeira como candidato ao posto logo após as eleições, considerando o movimento uma “queima de largada”, e destacou que a decisão final estará nas mãos do prefeito JHC. “Se o prefeito pedir para apoiar o Galba Netto, vamos apoiar, e se pedir para apoiar o Marcelo, cumpriremos nossa missão. Mas deixo claro que tudo precisa ser definido pelo JHC”, finalizou.


O episódio 119 completo do Canhão Podcast com participação do vereador Siderlane Mendonça, está disponível no canal do Canhão no Youtube e Spotify.